sábado, 25 de outubro de 2008

Trio.


Já que Vinicius de Moraes me faz sorrir a cada palavra pronunciada e Toquinho ganha meu coração a cada acorde e sorriso, preciso despejar uns trechos de músicas do cd "Toquinho e Vinicius - O Poeta e o Violão" de 1975, gravado num estúdio em Milão. Não se limitem a ler isso, mas procurem e baixem o cd, blz? Porque as palavras de Vinicius adicionadas ao violão de Toquinho encantam qualquer um. É muito bom, tem alegrado meus dias.


Primeiro trecho é de Januária, uma música de 1min33s...mesmo não sendo um nome muito bonito, ao ouvir a música da vontade de se chamar assim, só pelo modo como ele a descreve:

Todo mundo homenageia
Januária na janela
Até o mar faz maré cheia
Pra chegar mais perto dela
O pessoal desce na areia
E batuca por aquela
Que, malvada, se penteia
E não escuta quem apela

Quem madruga sempre encontra
Januária na janela
Mesmo o sol quando desponta
Logo aponta os lados dela

Ela faz que não dá conta
De sua graça tão singela
O pessoal se desaponta
Vai pro mar levanta vela


Agora, a música O Velho e A Flor:

Por céus e mares eu andei
Vi um poeta e vi um rei
Na esperança de saber o que é o amor

Ninguém sabia me dizer
E eu já queria até morrer
Quando um velhinho com uma flor assim falou:

O amor é um carinho
É o espinho que não se vê em cada flor
É a vida quando, chega sangrando
Aberta, em pétalas de amor

De Berimbau/Consolação, esse trecho é mais conhecido:
Eu amei, amei demais
E o que eu sofri por causa de amor
Ninguém sofreu

Eu chorei, perdi a paz
Mas o que eu sei
É que ninguém nunca teve mais
Mais do que eu





Adeus, adeus e boa viagem.
Flá.

6 comentários:

Filipe Garcia disse...

Já baixei! Vinícius é inigualável! rs

Beijo, Flávia. E obrigado pela dica.

Lucas M. Lessa disse...

Vinicius de Moraes é tema de meio último post, e o Cd que você indica, é um dos meus dez discos favoritos. Bom saber que você compartilha desse gosto musical. Se virasse moda ouvir Toquinho e Vinicius, com certeza eu seguiria a modinha. Um beijão pra você Flávia, passe no Imaginação Insana quando puder, e continue com esse gosto musical e poético.

Jaya Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaya Magalhães disse...

Flá,

Eu espiei teus comentários nos blogs de Filipe e de Carol. (:

Aí eu fui lá e vim atrás de você. Aí eu fui lá e dei de cara com Toquinho e Vinicius. Fui lá e fiquei pensando: ra-ri-da-de! Porque no meu som, tá tocando música deles quase diariamente há algumas semanas. E chego aqui, te vejo na mesma fase! É pácabá, Flá! Vontade de botar o cd tocando e ficar desfiando conversa contigo. Rs. Tão difícil encontrar gente com melodias assim, sabe?

[É que agora eles [Toquinho e Chico Buarque] estão sussurrando aqui no computador, para Vinicius, aqueles versos:

"Poeta, poetinha vagabundo
Quem dera todo mundo fosse assim
Feito você..."

Eu assino embaixo. Rs.

Comunhão bem feita igual a essa não existe. A poesia musicada de Vinicius é coisa que se sente, e pronto.

Você já viu o DVD que fizeram contando a poesia dele? Eu deixo cair algumas lágrimas, sempre.

Passeei nas tuas descrições.
Passeio aqui novamente, me aguarde.

Uns beijos.

Darshany L. disse...

vinícius de morais enche meu coração!

bia de barros disse...

Vou pensar se entro nessa de download ou se procuro algo deles pra comprar msm :)

Até lá, guria, leia ao menos um: poema cordelista. Se vc ler, vai se apaixonar - assim como Vininha e todos os compositores de verdade dessa nossa terrinha..

bjos, Flah!
Continue nos encantando com suas Melodias... :)