sábado, 13 de dezembro de 2008

Deslizes.

Hoje fiquei pensando em como é fácil nós, seres humanos, fazermos besteiras. Mas - pense bem - das milhares de horas que temos de vida não dá para acertar sempre. É uma questão de matemática e probabilidade. Então penduramos um quadro torto, batemos com o carro na garagem, acenamos para a pessoa errada na rua e nos apaixonamos pelo maior banana da escola. E assim vamos levando a vida, de erro em erro e acerto em acerto.
::
Alguns erros estragam a matéria. Uma batida por desatenção, um esbarrão na mesa da cozinha, um aperto na tecla errada do Microondas¹, uma medida errada de força. Esses erros às vezes tem reparo, às vezes não. Mas na maior parte dos casos, consertamos: investimos tempo, esforço e dinheiro. Quando não podemos fazer isso, substituimos os irreparáveis.
::
Mas alguns erros nos ferem e ferem as pessoas ao nosso redor. Magoamos quem amamos e não temos coragem de pedir perdão. Aí a ferida se alarga ao longo do tempo, os diálogos ficam maciços e a relação se arrasta sem novidade alguma. Passam-se anos e continua a mesma coisa. Covardia de ambas partes. Esse tipo de erro também tem conserto. Um reparo doloroso, que precisa ser impulsionado por algo maior que nós mesmos, que nos encoraje a uma atitude concreta para mudar tudo e recomeçar. Alguém tem que tomar a iniciativa. A outra parte deve ser humilde para reconhecer a situação degradante e ser sábio o suficiente para não estragar tudo de novo. Estar sempre pronto para uma reconstrução...ser quebrado e moldado novamente.
O primeiro passo mais importante de tudo é reconhecermos o erro. O segundo, tentar consertá-lo. Não importa se foi um erro que estrague a matéria ou estrague uma relação. Seja como for, tome uma atitude.
::
1: Caso verídico - minha mãe, vendo filme, colocou a pipoca no microondas. Sem seus estimáveis óculos, apertou a tecla de 'Arroz' (aproximad. 11 min) ao invés de 'Pipoca' (aproximad. 3 min). Nem preciso falar do resultado, né? Só sei que ri disso a semana toda.

3 comentários:

Darshany L. disse...

flá, adorei o texto! eu estava precisando ler algo exatamente assim.

respondendo à um comentário antigo: entrei de férias dia 6. e você?

tá fazendo oque? vai viajar?
podíamos fazer algo!
^^

;*;*

bia de barros disse...

Adoro vc estar de volta!
e:
"Alguém tem que tomar a iniciativa."
será o tema dos meus próximos poemas ¬¬º

ehueuhueheuhe
bjs, guria!!!
até mais ver-te =^.~=

Filipe Garcia disse...

Oi Flavinha,

alguns erros são irremediáveis. Daí a importância de observar bem antes de apertar o botão "arroz". heheheeh.

Sua mãe, divertida!!

Um beijo!

P.S.: e, sim, foi um prazer conhecê-la também.