quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2009!

Feliz ano novo aos meus amigos blogueiros!
Hoje não escreverei nenhuma grande reflexão, nem me prolongarei aqui.
Só digo uma coisinha: tenho sentido que 2009 será muito bom! Como muitas vezes nós que somos responsáveis por um ótimo ano ou não, acho que a palavra do reveillon é positividade. Encarar as coisas com bom ânimo e gratidão. Então vamos que vamos!

Beijos :*
Flá.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Christ mas

Normalmente não deixo uma data tão importante passar, então vamos lá...
O verdadeiro sentido do Natal todos sabem, acho que não preciso ressaltar aqui. Beleza, Cristo nasceu. Mas o que isso realmente significa?? Deus não podia ter ficado para sempre lá em cima, sem virar carne, sem se tornar humano? Qual a importância de Deus ter mandado seu próprio filho (se mandado!) para perambular pela Terra?
Eu estava lendo CS Lewis agorinha, e tem um trechinho que ele diz algo mais ou menos assim: para você entender o que significou para Deus abrir mão de sua glória para se tornar apenas um humano, pense em como seria para você próprio virar um caracol ou uma lesma. Foi esse tipo de "rebaixamento" que Deus sofreu. Por amor a você e a mim! E ele não veio como rei, ou como um nobre, ou como alguém com toda sorte de riqueza. Ele veio como filho de pessoas pobres, nasceu junto aos animais, teve como ofício a carpintaria, foi traído por um amigo íntimo e morreu da forma mais indigna da época. Mesmo assim, sofrendo todo tipo de tentação, ele resistiu a todas elas, como exemplo da vida que nós mesmos devemos levar. E, dessa forma, não podemos nem nos queixar de que Deus não sabe o que é sofrer como nós sofremos! Na realidade, não só ele sabe, como ele foi muito além do nosso sofrimento.
A partir de Jesus, nós temos acesso livre a Deus. No Antigo Testamento, haviam várias "cerimônias" para se falar com Deus pessoalmente, vários rituais, sacrifícios e poucos tinham esse privilégio. Com a morte e a ressurreição de Cristo, essas coisas foram quebradas! E como subestimamos isso! Porque nossas orações são medíocres, interesseiras e não é raro dormirmos no meio delas. Ou não prestarmos atenção quando outra pessoa ora em alta voz em nosso lugar.
Além disso, está na Bíblia que, se buscarmos a Deus de todo coração e de toda alma, nós iremos achá-Lo. É buscar de verdade, e não testar sua existência ou pedir provas a Ele de que Ele existe. As provas estão por todo lado, é só saber procurar. "(...)buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma". Quer privilégio maior do que esse?
Nesse Natal, eu torço mesmo é para que todos achem esse menino que nasceu. Que possam convidá-lo a andar sempre de perto com suas famílias, que O conheçam não só de ouvir falar, mas sim de se relacionar, amar, viver junto!
Um grande abraço e um ótimo Natal para vocês! :)

sábado, 13 de dezembro de 2008

Deslizes.

Hoje fiquei pensando em como é fácil nós, seres humanos, fazermos besteiras. Mas - pense bem - das milhares de horas que temos de vida não dá para acertar sempre. É uma questão de matemática e probabilidade. Então penduramos um quadro torto, batemos com o carro na garagem, acenamos para a pessoa errada na rua e nos apaixonamos pelo maior banana da escola. E assim vamos levando a vida, de erro em erro e acerto em acerto.
::
Alguns erros estragam a matéria. Uma batida por desatenção, um esbarrão na mesa da cozinha, um aperto na tecla errada do Microondas¹, uma medida errada de força. Esses erros às vezes tem reparo, às vezes não. Mas na maior parte dos casos, consertamos: investimos tempo, esforço e dinheiro. Quando não podemos fazer isso, substituimos os irreparáveis.
::
Mas alguns erros nos ferem e ferem as pessoas ao nosso redor. Magoamos quem amamos e não temos coragem de pedir perdão. Aí a ferida se alarga ao longo do tempo, os diálogos ficam maciços e a relação se arrasta sem novidade alguma. Passam-se anos e continua a mesma coisa. Covardia de ambas partes. Esse tipo de erro também tem conserto. Um reparo doloroso, que precisa ser impulsionado por algo maior que nós mesmos, que nos encoraje a uma atitude concreta para mudar tudo e recomeçar. Alguém tem que tomar a iniciativa. A outra parte deve ser humilde para reconhecer a situação degradante e ser sábio o suficiente para não estragar tudo de novo. Estar sempre pronto para uma reconstrução...ser quebrado e moldado novamente.
O primeiro passo mais importante de tudo é reconhecermos o erro. O segundo, tentar consertá-lo. Não importa se foi um erro que estrague a matéria ou estrague uma relação. Seja como for, tome uma atitude.
::
1: Caso verídico - minha mãe, vendo filme, colocou a pipoca no microondas. Sem seus estimáveis óculos, apertou a tecla de 'Arroz' (aproximad. 11 min) ao invés de 'Pipoca' (aproximad. 3 min). Nem preciso falar do resultado, né? Só sei que ri disso a semana toda.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Uma voltinha

Não poderia vestir melhor o momento com outro texto a não ser este!
::
Os assuntos e as horas andaram em falta comigo, e nem o Fluminense nem os óculos de sol recém-comprados nem as palavras sábias de Clarice, as dores de cabeça em excesso ou o riso deixado para depois nem a decepção imensa de outro dia nem o livro do título bonito - "Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lábios Lindos" - ajudaram a tirar as teias de aranha deste barraco mais desatualizado que a Barsa de 1978. Oficialmente passei a fazer parte do time dos Cronistas sem Assunto, portadora da Chaga da Obviedade, e não havia nariz em pé ou salto alto de jogador-estrela, reencontro, técnico filho da puta ou política dos insensatos que tornasse as coisas diferentes naquele (este) período de absoluta falta de criatividade e vontade.
::
Mas o mundo tem mesmo uma lógica curiosa, porque você passa meses ou anos vendo alguém todos os dias, ou porque estuda junto ou porque trabalha junto ou porque vive junto ou porque ama tanto que não sabe viver sem ou porque não tem outra opção, e um dia não vê mais, não encontra mais, não ama mais, não vai à festa de despedida, ao casamento ou ao aniversário de 30 anos, e pronto, acabou-se: vão-se todos para o baú das memórias intocadas, e outros chegam, enconram, amam, vivem, trabalham, decepcionam ou consertam. Vão-se todos, inclusive os blogs, e um dia voltam, porque ir é muito bom; poder voltar é melhor ainda.
::

Renúncia


Às vezes, o mais certo é abrir mão das coisas erradas.

Rama das minhas árvores altas,
deixa ir a flor! que o tempo, ao desprendê-la,
roda-a no molde de noites e de albas
onde gira e suspira cada estrela.

Deixa ir a flor! deixa-a ser asa, espaço,
ritmo, desenho, música absoluta
,
dando e recuperando o corpo esparso
que, indo e vindo, se observa, e ordena, e escuta.

Falo-te, por saber o que é perder-se.
Conheço o coração da primavera.
e o dom secreto do seu sangue verde,
que num breve perfume existe e espera.

Verti para infinitos desamparos
tudo que tive no meu pensamento.
Era a flor dos instantes amargos.
Por onde anda? No abismo. Dada ao vento...


Da Cecília Meireles. Ao acaso peguei "Viagem e Vaga Música" dela na Biblioteca da UFES..tem feito muito bem aos meus dias, recomendo!

Falando em dias, só quarta-feira (10/12) estarei de férias de verdade. Enquanto isso, pouco tempo para tudo, inclusive para blog/fotolog/orkut. Meu sincero pedido de desculpa pela minha ausência, tantos nos comentários quanto nos meus próprios posts.
Um abraço,
Flá.