sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Sobre meu Pai

(Tem tanta coisa que eu poderia escrever aqui que é até difícil expressar tudo o que tenho a dizer. Por enquanto vão estas palavras. Preste atenção ou não. As nossas escolhas definem quem nós somos.)

Faz tempo que quero escrever um pouco sobre Deus. É porque acho que falo pouco dele, mesmo sendo tão importante para mim. Não seria injusto se eu gostasse muito de um doce ou qualquer coisa do tipo e não fizesse propaganda para as outras pessoas? Se existe uma coisa boa, devemos divulgá-la. E isso todos nós fazemos todos os dias, quando falamos de lojas de todos os tipos, de uma nova receita ou qualquer coisa assim. Então lá vou eu.
Olha, não sei se você já reparou, mas nós, seres humanos, ansiamos por algo. Muita gente não sabe direito o que é esse algo, então anseia por dinheiro, por ascensão social, por uma grande família, por um bom emprego, por mudar o mundo e coisas deste tipo. E não encontram a paz até fazer isto. E quando realizam estas coisas percebem que ainda não estão satisfeitos. E eu vejo vários exemplos deste tipo dentro da minha própria família. Pessoas que alcançaram o que desejaram, mas até hoje não parecem felizes. Se esse vazio realmente existe, é provável que exista algo que sacie esse desejo. Por exemplo, se sentimos sede é porque existe a água para saciar. Se sentirmos fome, existe comida para saciar.
Tem uma famosa frase (pelo menos no meio cristão) que diz que o vazio do nosso coração é do tamanho de Deus. Pode parecer a coisa mais brega que você já ouviu, mas a cada dia mais eu tenho certeza dessa afirmação. Depois que uma pessoa encontra a Deus, todas as outras parecem ser secundárias. Por você não dar mais tanta importância às coisas terrenas, a vida fica bem mais leve. Para mim, o fim da pressão sobre mim mesma para ter sucesso profissional, sucesso familiar ou mil outras pressões que sofremos, me tirou uma carga das costas que não posso descrever. Uma mudança de visão. Mudança no modo de viver. Mudança vem a partir do momento em que abrimos os braços e o coração para ela.
Eu conheço muita gente que simplesmente fecha os olhos para Deus. Claro, é mais fácil viver ignorando os próprios erros e vivendo sendo dono pro próprio nariz. Uma pena, porque eu adoro o jeito como Deus cuida do meu nariz (e do meu umbigo, e da minha vida toda!). Sabe quando você descobre uma música perfeita que você nunca tinha ouvido e aquilo ressoa na sua vida, preenchendo-a com cores que você nem sabia que existia? Ou quando você conhece alguém tão perfeito e amoroso que você sai apresentando para todos seus amigos? Não é tão diferente com Deus.
Os evangélicos, os católicos e os religiosos em geral têm errado tanto e se equivocando com tanta freqüência que criam automaticamente um bloqueio para toda a sociedade. Para quase todo mundo, os padres e pastores são hipócritas que vivem uma vida paralela diferente de tudo o que eles pregam (e infelizmente, claro que isso acontece. O erro é humano e não divino. A gente adora descontar nas pessoas erradas). E Deus parece ser a coisa mais mística do mundo. Cheio de expressões e jargões como ‘glórias a Deus’, ‘amém’ e ‘aleluias’. Mas a verdade é que viver com Deus é tão natural, tão... natural! (Apesar de Ele ser sobrenatural!) É como tomar banho depois de chegar de uma partida de futebol. É como beber água depois de se cansar. Isso faz sentido? Totalmente! Deus preenche o que falta em nossa vida. E ter o cuidado dEle é reconfortante. Existem várias músicas que citam ‘descansar em Deus’ (e em vida! Não precisa morrer para descansar em Deus, ahm!). Significa que não precisamos nos preocupar com nada. Tem gente que me acha calmíssima. Isso não é calma, é descanso. Eu não preciso me preocupar com muita coisa, porque Deus está comigo! Está conosco! Ah, eu queria que as pessoas se interessassem mais por Deus. Queria que as pessoas se interessassem mais pelas próprias pessoas! Pelo mundo, pelas crianças, pelos problemas cotidianos. Tivessem mais compaixão, tivessem mais amor. E claro que isso não vem automático se uma pessoa conhece a Deus. Mas uma coisa eu sei: Deus transforma.
Eu fico maravilhada em ver o quanto uma pessoa pode ser moldada por Deus. É. Igual pegar uma massa de modelar toda enrugada e sem forma e transformar numa obra de arte. Pegar um vaso feio, quebrar e transformar numa peça linda! É isso que Deus faz. Não alcançaremos a perfeição por aqui (é para isso que existe a eternidade). Por isso Deus vai fazendo a obra em nós até o dia em que morrermos.
Se você pudesse escolher entre algo perfeito e algo medíocre, o que escolheria? Estaria disposto a sofrer preconceitos e conseqüências pela perfeição ou preferiria viver igual a todo resto com algo medíocre? Você está satisfeito com sua vida? O que você conhece de Deus é por ouvir falar ou é por viver? Através destas perguntas só dá para fazer um outro questionamento: “O que você está esperando para mudar?”.
Para mudança de vida é necessário atitude.

Nenhum comentário: